Na figura abaixo podemos ver a representação de um sistema de energia fotovoltaica off grid, também conhecido por alguns profissionais como sistema de energia solar fotovoltaica autônomo.
Este sistema geralmente é implantado em locais de difícil acesso geralmente não atendidos por rede elétrica das concessionárias de energia. São usados em aplicação com pequenas cargas, como por exemplo, alimentação de sistemas de telecomunicações, iluminação pública, camping, zona rural dentre outras.
O sistema precisa dos seguintes componentes:
- Placa solar fotovoltaica: responsável pela produção de energia nas formas de tensão e correntes elétricas .
- Controlador de carga: tem por objetivo a regulagem da carga da bateria aumentando assim sua vida útil. Podem ainda ter um recurso denominado MPPT(Maximum Power Point Tracking) ou seja, rastreamento do ponto de máxima potencia.
- Baterias ou banco de baterias : responsável por acumular e armazenar energia excedente gerada no sistema e propiciar um fornecimento constante de energia ao consumidor. Quando citamos o termo banco de baterias trata se de um agrupamento de baterias em serie ou paralelo para armazenamento de energia.
- Inversor :responsável pela transformação de tensões e correntes contínuas em tensões e correntes alternadas necessárias para alimentação de equipamentos, eletrodomésticos que funcionam em corrente alternada.
- Carga:equipamentos do consumidor que serão alimentados pelo sistema fotovoltaico. Como exemplo temos eletrodomesticos, eletroeletrônicos, lampadas dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário